sexta-feira, 4 de junho de 2010

ESTOU ME AFOGANDO. ALGUÉM TEM UM SALVA-VIDAS POR AÍ?

By (Ziraldo)


O que é um doutorado na vida de uma pessoa? Não estou falando de títulos, de status ou qualquer outra coisa. Falo de paixão pela pesquisa, pelo conhecimento. Mas tem dias que tenho vontade de ser a pessoa mais estúpida do mundo, de não saber nada, de viver na felicidade da ignorância ou na ignorância da felicidade. Será que é verdade que quanto mais conhecimentos adquirimos, menos felizes somos? Mais nos preocupamos? Bem minha teoria diz que sim. Uma das coisas mais interessantes, mas que também nos fazem ficar angustiados são os questionamentos, os belos e conhecidos questionamentos da humanidade. Os meus mais atuais são: Por que estou fazendo doutorado, por que tomei esse rumo na vida, por que não fui ser uma fono clínica como tantas que conheço? Por que me enveredei por uma "praia" que nem faz parte das áreas da fono? Daqui há pouco vou estar me perguntado...por que sou fono? Rs. Ai, senhor. Estou naqueles dias que tenho mil coisas para fazer e não saio do lugar. Mas ontem fui espairecer, curtir um pouco a vida exatamente para hoje enfiar a cabeça nessa piscina de conhecimentos. Não estou conseguindoooooo. Tenho que aceitar que minha mente não fuciona todos os dias da maneira que eu MANDO ela funcionar.
Bem, voltando ao doutorado, queridos colegas, preciso de conselhos, estímulo e principalmente estudo para poder chegar na reta final. O que devo fazer para não morrer na praia? Alguém pode jogar um salva-vidas aí para mim?
P.S. Vocês como meus amigos estão obrigados a deixarem comentários após esse texto, viu?

6 comentários:

  1. Minina...
    "Penso, logo existo". Se você não estivesse fazendo doutorado estaria se perguntando: Por que não tentei um doutorado, por que não busquei o caminho da pesquisa para entender melhor o que estamos fazendo com os pacientes? Por que resolvi ser fono?
    Não tem jeito!!!! Acho que já me arrependi trocentas vezes. Mas, de repente, vem um contentamento com algum tema, um trabalho, um artigo lido, uma conclusão... Aí, vem a energia renovada para enfrentar mais uma dúzia de dúvidas. Lista tudo, coloca horários, prioridades. Se não produzir, ler, assisti, anda, conversa. Mas, se tem que produzir porque não tem mais como adiar, senta, respira e digita.
    Pegou a bóia? Talvez tenha que nadar um pouquinho pra se salvar, mas você vai conseguir, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Mila,
    É suuuuuuuuper normal sentir isso que vc está sentindo agora!! Ainda mais que está chegando a reta final! Tem horas que me dá "um negócio" e fico que nem uma louca me culpando: porque foi arrumar sarna pra se coçar, sua louca!! Pra que isso tudo??? Tanta agonia, tanta coisa pra fazer, tanta cobrança (minha e dos outros)...será que tudo isso realmente vale à pena?? Mas aí vc vê que o que "toda essa loucura" está decidindo um caso complicado com a equipe, está sendo o conforto para uma família/paciente, já desacreditados do tratamento, está sendo o incentivo/modelo para aqueles que ainda estão começando na profissão...aí a gente se sente tão feliz de poder "fazer a diferença" pra algum lugar, para uma pessoa/pessoas, pro mundo, pra nós mesmos.... Não viemos neste mundo pra passeio não!!!!
    Então amiga, busca essa força que tem dentro de vc, bem lá no fundo...encontrou? vc vai sentir uma força do tamanho do mundo!! seus braços e pernas vão ficar ainda mais fortes e vc vai conseguir chegar na praia, tranquilamente...
    Força amiga!! Vc consegue!! E estrei sempre aqui! bj

    ResponderExcluir
  3. Mila!!!
    Nadei, nadei e agora estou boiando...
    Provavelmente vou precisar do salva-vidas daqui a pouco!
    A paixão pelo desafio e por esse mundo desconhecido é que nos faz seguir em frente!
    Siga... Estamos bem perto de vc!

    ResponderExcluir
  4. Hum...experimente colocar os pés no chão...acho que já dá pé!!! Sucesso sempre, vc merece. Beijos

    ResponderExcluir
  5. São as perguntas que movem o mundo,as respostas só fecha um circulo.Tudo que fazemos nos enriquece a médio ou longo prezo, e/ou , da satisfação imediata, em dado momento da vida o nosso conhecimento é posto em pratica...! sucesso ....

    ResponderExcluir
  6. Dúvidas sobre a nossa existência, sobre o nosso passado e sobre o nosso futuro sempre irão existir. Por isso que não há destino traçado. Senão tomaríamos isso como certo, seguro, incondicional, como um dogma. Esse é o nosso maior poder, podermos conseguir mudar nosso caminho... E tu, amiga, só podes te dar por muito feliz por estares traçando um caminho só teu, e não permitires que o façam por ti!
    Interrogações sempre vão existir... as dúvidas vão nos fazer hesitar... mas se tivermos coragem, a sorte vai estar do nosso lado!
    Por isso, segue em frente. Com ou sem mudanças na tua vida, o importante e viver, viver feliz.
    Um beijo e temos que nos encontrar em Salvador!

    ResponderExcluir